quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Omelete especial

O omelete ou A omelete? Vamos ao dicionário:
omelete
o.me.le.te
(é) Substantivo feminino (fr omelette) Fritada de ovos batidos.
Uma boa omelete para mim tem que ter duas coisas: um recheio delicioso, e uma capa fofa e espessa. Omelete é um prato ótimo para aqueles dias em que não temos muito tempo, ou fim de mês quando não tem quase mais nada na geladeira. Os recheios são os mais variados possíveis, e tudo fica bom.

Vamos fazer uma Omelete de carne, cebola tomate e pimentão. Até por que é apenas o que eu tenho agora na geladeira e este vai ser o meu almoço hoje: 2 Grandes Omeletes.

Ingredientes


Massa

4 ovos
Sal
Uma pitada de fermento químico
Uma colher rasa de farinha de trigo
Uma pitada de pimenta do reino
Óleo

Recheio

300 g de Carne moída
1 tomate
1 cebola
1 pimentão


Preparação

Primeiro separe a clara da gema dos 4 ovos. Para separar faça um pequeno furo na parte superior do ovo do tamanho que não seja possível passar a gema. Pode virar que só ira sair a clara.
Numa vasilha em separado, bata as claras em neve. Pode bater com um garfo, batedor manual ou batedeira, tanto faz. Quando às claras estiverem firmes, sem se desgrudar do fundo da vasilha, adicione as gemas, a pitada de sal, de pimenta, o fermente e a farinha de trigo. Mecha levemente ate misturar tudo ficando um creme homogêneo.

Numa panela refogue a carne, em um pouco de óleo e cebola, ate ficar cozida. Adicione outros temperos ao seu gosto, como cominho e sal, por exemplo, Perto do final adicone o tomate a cebola e o pimentão picado.

Montando as omeletes

Esta parte, é a única que requer mais cuidado, todo o resto do omelete é muito simples. Numa frigideira coloque um pouco de óleo, só um pouco mesmo pra fazer uma fina camada. Se a frigideira for anteaderente, precisa menos ainda, um fio basta.
Aqueça bem o óleo, e jogue sobre a frigideira metade do creme que você preparou. Com uma colher espalhe por toda a superfície, espere um pouco, e com duas colheres, uma em cada mão, vá levantando levemente as bordas do fundo da frigideira pra ver se as mesmas já estão assadas e não estão queimando. Percebendo que a parte de baixo já esta um pouco mais firme, jogue metade do recheio bem no meio do disco. È importante ser no meio, e não nas pontas.
Com as duas colheres, levante as bordas em direção ao centro, um lado, depois o outro, apertando os lados, pra ficar parecido com um cachorro quente. Quando unir, com as duas colheres, deite a omelete pra direita, e deixe dourar o lado direito. Se sair um pouco do creme pelo buraco de cima, empurre de volta com a colher. Repita o mesmo passo girando a omelete, pra baixo depois pra esquerda. Esta Pronta.

Importante: use papel toalha pra tirar o possível excesso de óleo, omelete ensopada no óleo não da. Deixe descansar no papel, que ira sugar todo o excesso.

Pra acompanhar

O ótimo acompanhamento é uma farofinha de cenoura e arroz branco.

Ingredientes

1/2 cebola pequena ralada
1 cenoura ralada
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa rasa de óleo
farinha de mandioca
sal

Preparação

Numa panela, doure a cebola e o alho, adicione a cenoura, e deixe cozinhar um pouco. Quando tiver um pouco molinha, desligue o fogo e adicione a farinha, mexendo bem. Deixe a farofa bem molhadinha, não adicione muita farinha pra não ficar seco. Por fim vá provando e adicionando o sal.
Adicionar milho verde na farofa também fica legal.

Nenhum comentário: