sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Kibe (Quibe) Frito

Eu sempre gostei de Kibe, quando comecei a fazer passei a coloca-lo mais parecido ao meu gosto. Para mim o gostinho da pimenta calabresa da certinho com o kibe. É uma receita bem fácil, sem muitos segredos, só alguns detalhes. Vamos lá!

Ingredientes

1/2 kg de trigo especial para kibe (geralmente é a medida exata do pacotinho)
750 ml de água fervendo
1 cubo de caldo de carne

1/2 kg de carne moída duas vezes (Eu uso Patinho. É uma carne de 1º com a consistência ótima).
2 cebolas medias
2 dentes de alho
20 folhinhas de Hortelã (ou quanto mais achar necessário)

1 colher de sopa rasa de Sal
Canela
Molho de alho
Pimenta calabresa
Pimenta Síria (se tiver)
Cominho
Pimenta de cheiro
Óleo para fritar

Preparação passo a passo

O trigo

Primeiro comece fervendo a água e adicionando a ela o tablete de caldo de carne. Coloque o trigo em uma vasilha grande que suporte o dobro da quantidade do trigo, pois o mesmo vai inchar, e logo apos a água entrar em fervura despeje-a sobre o trigo. Tampe a vasilha e deixe de lado por 40 minutos mais ou menos, para que o trigo "chupe" a água.

A carne

Em outra vasilha adicione a carne que foi moída duas vezes (a carne tem que estar fresca, não fica legal com a carne que foi congelada).
No liquidificador ou processador bata as duas cebolas com os dentes de alho a pimenta de cheiro e as folhas de hortelã, se ficar ruim de bater, adicione um pouquinho da carne, 1 colher de sopa mais ou menos e um pouco de água pra facilitar. Pegue todo o conteúdo do liquidificador e misture junto a carne, adicionando neste momento a canela, o sal, as pimentas, o molho de alho.

Obs: Deve-se tomar cuidado com o sal, visto que o caldo de carne na massa do trigo já contem, eu sempre coloco 1 colher de sopa rasa e fica equilibrado.

Misture tudo muito bem com as mãos, apertando e massageando para ficar bem homogêneo, depois reserve ao lado e espere o trigo que já esta descansando chegar aos 40 minutos.

Passado o tempo indicado, junte o trigo à mistura da carne.

Importante: o trigo deve estar numa textura parecida com areia de praia molhada, sem caldo, mas úmido, se tiver em excesso esprema o trigo, pois se ficar muito “liguento” depois de misturado com a carne, ele vai grudar na panela da fritura, deixando os kibes rachados ou quebrados.

Moldando

Misturado o trigo com a carne, comece a moldar os kibes, pegando uma pequena quantidade na mão, fazendo uma bolinha, e depois pressionando apenas num sentido pra ficar o desenho certinho.

Fritando

Para fritar, utilize uma panela pequena e funda, que ajuda a não precisar de tanto óleo. Coloque uma quantidade suficiente para cobrir os kibes. Frite-os de 2 a 2 ou 3 a 3 e os coloque em papel tolha pra escorrer o excesso de óleo.

Agora é só comer. Acompanhado de limão, ou com o que você achar melhor.

Opção:

Outra opção é refogar um pouco da carne na cebola com pimentão picado e no preparo do kibe, recheá-lo com o refogado.

Dicas:

1 - o óleo na temperatura certa é um segredo para um bom kibe. Coloque um fósforo boiando dentro do óleo, assim que ele acender vai estar na temperatura ideal. Quando se frita abaixo da temperatura, o kibe geralmente encharca de óleo, não ficando com um sabor tão legal.

2 - Quando se frita uma porção de kibe pra outra, o óleo perde um pouco da temperatura, então depois de fritar, por exemplo, 3 kibes, espere alguns segundos antes de colocar a outra porção, pra que ele volte a temperatura certa.

3 - Quando dominar a receita comece a fazer as modificações para o seu gosto, tirando ou colocando temperos. Meus amigos adoram colocar mais pimenta e molho de alho.

Nenhum comentário: